EduLara no País e no Mundo

terça-feira, abril 17, 2007

Equilíbrio

De uma forma simples é o estado de algo em que uma alteração é compensada por outra complementar.
Dito assim parece isso mesmo, algo simples. Aplicado às nossas vidas a coisa já complica mais um bocadinho:)
Onde está esse equilíbrio entre a nossa vida pessoal e profissional?
Onde está ainda entre a amizade e o amor?
O que dizer da nossa tolerância, conseguiremos algum dia ser justos?
O equilíbrio é possível na vida de extremos que levamos?
Não estarei em equilíbrio com alguém que vive a mesma vida que eu, da falta de tempo à oportunidade errada apenas porque não compensamos as faltas um do outro?
Se viver bem é a resposta ao equilíbrio na vida, se a qualidade de vida se mede por standards que nos são impostos, onde será que eu vivo?
Num mundo paralelo imagino eu. Num mundo em que o prato da balança, seja ele qual for está sempre a pender para o lado oposto aos meus interesses, aos interesses que julgo serem os que melhor me servem. E que faço então? Trabalho para que seja reposto o equilíbrio, mas nada é simples nada me parece simples e a cada passo aparecem mais degraus, mais portas, mais obstáculos que o não são. Pois apenas existem para promover isso mesmo, o equilíbrio.

5 Comentários:

  • O simples é complexo.
    Acho que o principal é saber o que é importante para nós.

    Por Blogger LopesCaBlog, Às 10:18 da tarde  

  • Tantas perguntas... E eu não tenho respostas nenhumas:) Acho que o desígnio do ser humano é viver em constante desequilíbrio, apesar da ilusão esporádica de equilíbrio. É como a história da manta: tapa-se de um lado, destapa-se do outro...
    Gostei do texto:)

    Por Blogger Célia, Às 11:18 da tarde  

  • o eqilibrio é sempre possivel, ainda que aos olhos dos outros seja inexistente...
    beijos

    Por Blogger Cristina, Às 12:05 da tarde  

  • Ai o equilibrio...

    Por Anonymous Anónimo, Às 9:11 da tarde  

  • "Equilíbrio" é deveras interessante. Recordou-me os meus (longínguos) tempos de estudante de Filosofia - recordou-me até à "A Alegoria da Caverna" de Platão. Uma boa explicação dos nossos actuais e constantes duelos do "estar", "ser" e do "viver", (simultaneamente). Gostei muito desta forma de "ver" a "justiça"; da questão dos "mundos" indivisiveis e invisíveis; da questão das "portas" e dos "obststáculos". É a meu ver, uma explicação muito intrínseca, muito real e contemporanêa, que todos deveríamos ter, ou pensar um dia.

    Por Anonymous Anónimo, Às 1:59 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]



<< Página inicial